Curso de
E-Formador 

 

Data Início: 24 de janeiro e 2 de fevereiro

Duração: 1 mês

Carga Horária: 40 Horas

Preço: 90€ 

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

As 40 horas de curso são assíncronas. Serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário e de acordo com as datas do cronograma.

 

Destinatários

Formadores; Professores; Coordenadores de Formação; Profissionais que pretendam planear e desenvolver cursos para o formato e-learning

 

Pré-requisitos

Computador com acesso à Internet, com câmara e Microfone

 

Certificação

No final do curso os formandos aprovados receberão um certificado de formação emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

 

Modalidade de Formação

Formação Inicial

 

Saída Profissional

O curso de E-Formador, destina-se a todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador elearning (à distância) Certificado de Adultos.

OBJETIVO GERAL

Dotar os formandos de ferramentas que possam ajudar na conceptualização, planeamento, e avaliação de projetos/cursos em formato E-Learning

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da formação os/as formando/as deverão ser capazes de:

  • Conhecer e descrever o desenvolvimento do e-Learning em Portugal;
  • Características do E-Formador
  • Planificar e produzir e-conteúdos de aprendizagem;
  • Acompanhar, controlar e motivar a aprendizagem dos formandos;
  • Criar metodologias e procedimentos de avaliação para a formação e-learning;
  • Criar e implementar um projeto de e-Learning num ambiente virtual.

 

PROGRAMA

1             Introdução do ensino à distância   

2             O E-Formador

3             Plataformas Colaborativas e elementos de um curso de e-learning: da planificação à avaliação.

4             Conceção de recursos multimédia

5             Sistema de avaliação        

6             Planificação de um curso em regime e-learning                       

 

MÓDULO/TEMA 1 – Introdução ao Ensino à Distância

OBJETIVOS – No final do módulo os formandos deverão ser capazes de:

Definir o que é o Ensino à Distância; Definir o conceito de e-Learning, quais as suas principais caraterísticas, vantagens e desvantagens e o seu papel no mundo atual.

CONTEÚDOS

  • Noção de –Learning e de Ensino a Distância;
  • A visão sobre o e-Learning;
  • Vantagens e Desvantagens do e-Learning;
  • O e-Learning em Portugal e no Mundo.

 

MÓDULO/TEMA 2 – O E-Formador

OBJETIVOS – No final do módulo os formandos deverão ser capazes de:

Definir quais são as caraterísticas e competências do e-Formador e qual o seu papel na moderação de fóruns, chats e sessões síncronas.

CONTEÚDOS

  • O que é a tutoria em Formação a Distância;
  • Caraterísticas e competências do e-Formador.
  • Papéis do e-formador

 

MÓDULO/TEMA 3 – Plataformas Colaborativas e elementos de um curso de e-learning: da planificação à avaliação.

OBJETIVOS – No final do módulo os formandos deverão ser capazes de:

Definir quais os elementos necessários e a sua importância no quadro de implementação de um curso de e-learning, desde a planificação à avaliação.

CONTEÚDOS

  • Principais características e funcionalidades das plataformas colaborativas de aprendizagem
  • Principais recursos e atividades
  • Criar e configurar uma disciplina
  • Configurar fóruns e chats

 

MÓDULO/TEMA 4 – Conceção de recursos multimédia

OBJETIVOS – No final do módulo os formandos deverão ser capazes de:

Construir recursos multimédia, distinguindo-os pela sua aplicação face à temática do projeto e ao público alvo

CONTEÚDOS

  • O que são recursos multimédia;
  • Caraterísticas principais dos recursos multimédia;
  • Cuidados a ter na elaboração de recursos multimédia;
  • Ferramentas de conceção de recursos multimédia;
  • A utilização de recursos multimédia nos Cursos em e-Learning;
  • Partilhar ficheiros, adicionar links de ficheiro ou página

 

MÓDULO/TEMA 5 – Sistema de avaliação

OBJETIVOS – No final do módulo os formandos deverão ser capazes de:

Entender o processo de avaliação e-learning, a sua importância e produzir instrumentos de avaliação.

CONTEÚDOS

  • A importância da avaliação e-learning
  • Produção de instrumentos de avaliação

 

MÓDULO/TEMA 6 – Planificação de um curso em regime e-learning

OBJETIVOS – No final do módulo os formandos deverão ser capazes de:

Conceptualizar, planear e projetar conteúdos para um projeto/curso a ministrar em regime de E-Learning no papel de E-Formador

 

Metodologia de Avaliação

O curso é avaliado de forma contínua e formativa ao longo do curso. A avaliação é baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão, na realização da E-actividades e através da proposta de um curso online.

 

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;

– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;

– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;

– Preço competitivo e pagamento em duas prestações;

– Experiência desde 2002.