Curso de
Estratégias de Resolução de Conflitos

Data Início: 31 de janeiro e 4 de fevereiro

 

Duração:  1 mês

Carga Horária: 36 Horas

Preço: 75.00€

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

Os cursos E-learning da FormAlgarve são organizados de modo a serem feitos totalmente à distância, estão disponíveis 24 horas por dia para que possa fazer o curso nos horários e locais por si definidos. Têm estrutura modular, sendo compostos por um ou vários módulos e não têm qualquer sessão presencial.

Na generalidade dos cursos, cada modulo é organizado de modo a tornar fácil a aprendizagem sendo normalmente constituídos por diversos tipos de materiais pedagógicos. Tipicamente em cada módulo irá encontrar:

  • Uma introdução na qual são referidos os conteúdos a tratar, os materiais pedagógicos a utilizar e o tipo de avaliação no final.
  • Um manual, em formato PDF, onde estão os conteúdos do módulo.
  • Vídeos práticos explicativos das técnicas (quando necessário e possível).
  • Outros documentos de apoio (Vídeos, links para sites, artigos, e-books, ou outros consoante o assunto)
  • Exercícios práticos referentes aos conteúdos do módulo.
  • Avaliação do módulo (Teste sumativo ou Proposta de Trabalho)  

No início de cada curso, convidamos os formandos a utilizar a plataforma de aprendizagem com o apoio de um pequeno guia, contando, no entanto, com o apoio permanente da nossa equipa.

Durante o curso o formando é permanentemente acompanhado de modo a garantir o processo de aprendizagem. É promovido o contacto assíncrono (via e-mail ou por mensagem) de modo a esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos ou experiências. 

 

SOBRE O CURSO

O curso de Estratégias de Resolução de Conflitos ministrado pela FormAlgarve, foi desenvolvido de modo a dotar os formandos das competências, atitudes e capacidades necessárias e adequadas à prevenção e resolução de conflitos tendo por base a comunicação assertiva.

O curso é composto por 4 módulos para um total de 36 horas de formação.

 

Destinatários do curso

Este curso é destinado a todos os interessados em adquirir / reciclar competências no âmbito da gestão e resolução de conflitos. Trata-se de um curso essencial para possuidores de cargos de chefia para que lhes seja possível atuar atempada e corretamente em caso de conflito de modo a evitar ou reduzir danos.

 

Pré-requisitos

– Computador com acesso à Internet e programa Word do Microsoft Office ou semelhante.

 

Certificação

No final do curso os formandos aprovados receberão um certificado de formação emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

 

Saídas Profissionais

O Curso de Estratégias de Resolução de Conflitos é um curso transversal a todos os profissionais que desempenhem cargos de chefia, mas poderá também ser útil ao publico em geral pois qualquer um de nós necessita por vezes de atuar na resolução de conflitos, sejam eles profissionais, pessoais, familiares, etc… É um curso muito aconselhável a todos os gestores, administradores, diretores e empresários em geral, pois estes têm a responsabilidade acrescida de gerir as suas empresas e as suas equipas visando a maximização da produção e é sabido que qualquer conflito é prejudicial à produção.

 

OBJETIVOS GERAIS:

No final da formação os formandos deverão estar capacitados com os conhecimentos, atitudes e competências técnicas para resolverem conflitos em diversos contextos tendo por base a comunicação assertiva.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Diferenciar os tipos de conflitos e os contextos em que se inserem;
  • Identificar os efeitos positivos e negativos dos conflitos;
  • Referenciar as causas da emergência de conflitos;
  • Definir comunicação assertiva e nomear elementos chave para a sua prática;
  • Desenvolver competências de análise e diagnóstico de situações;
  • Nomear as componentes da gestão emocional;
  • Caracterizar e diferenciar as tipologias de negociação;
  • Caracterizar e diferenciar as técnicas de mediação;
  • Interiorizar e desenvolver técnicas de gestão construtiva de conflitos adaptando diferentes técnicas aos contextos específicos de atuação

PROGRAMA

Módulos:

MÓDULO 1. Conflito – conceitos e definições

MÓDULO 2. Comunicação Assertiva e Relações Interpessoais

MÓDULO 3. Gestão construtiva de conflitos – Negociação

MÓDULO 4. Gestão construtiva de conflitos – Mediação

Modalidade de Formação

Este curso enquadra-se na modalidade de formação Contínua Certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.

A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.

No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.

Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

 

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;

– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;

– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;

– Preço competitivo e pagamento em prestações;

– Experiência desde 2002.