Curso de
Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping

Data Início: 2 e 9 de fevereiro

Duração: 3 meses

Carga Horária: 140 Horas

À carga horária da formação  poderão ser acrescidas horas de formação prática em contexto de trabalho (1 mês), sendo esta de caráter opcional.

Preço: 3 x 125€

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

Os cursos E-learning da FormAlgarve são organizados de modo a serem feitos totalmente à distância, estão disponíveis 24 horas por dia para que possa fazer o curso nos horários e locais por si definidos. Têm estrutura modular, sendo compostos por um ou vários módulos e não têm qualquer sessão presencial.

Na generalidade dos cursos, cada modulo é organizado de modo a tornar fácil a aprendizagem sendo normalmente constituídos por diversos tipos de materiais pedagógicos. Tipicamente em cada módulo irá encontrar:

  • Uma introdução na qual são referidos os conteúdos a tratar, os materiais pedagógicos a utilizar e o tipo de avaliação no final.
  • Um manual, em formato PDF, onde estão os conteúdos do módulo.
  • Vídeos práticos explicativos das técnicas (quando necessário e possível).
  • Outros documentos de apoio (Vídeos, links para sites, artigos, e-books, ou outros consoante o assunto)
  • Exercícios práticos referentes aos conteúdos do módulo.
  • Avaliação do módulo (Teste sumativo ou Proposta de Trabalho)  

No início de cada curso, convidamos os formandos a utilizar a plataforma de aprendizagem com o apoio de um pequeno guia, contando, no entanto, com o apoio permanente da nossa equipa.

Durante o curso o formando é permanentemente acompanhado de modo a garantir o processo de aprendizagem. É promovido o contacto assíncrono (via e-mail ou por mensagem) de modo a esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos ou experiências. 

 

SOBRE O CURSO

O curso de Técnico de Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping ministrado pela FormAlgarve, foi desenvolvido de modo a dotar os formandos de competências técnicas de forma a serem profissionais qualificados aptos a dirigir, coordenar e controlar as atividades das secções afetas ao departamento de alojamento hoteleiro, designadamente, da portaria/receção, andares/quartos, lavandaria/rouparia, garantindo a qualidade e segurança do serviço e capacidade de alojamento de uma unidade hoteleira.

O curso é composto por 6 módulos para um total de 144 horas de formação relativas à componente tecnológica.

 

Destinatários do curso

Este curso é destinado a todos os interessados em adquirir / reciclar competências no âmbito da Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping.

 

Pré-requisitos

– Computador com acesso à Internet.

 

Certificação

No final do curso os formandos aprovados receberão um certificado de formação emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

 

Saídas Profissionais

O Técnico de Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping poderá exercer a sua atividade em unidades hoteleiras, de pequena e média dimensão, e/ou nas diferentes áreas departamentais de uma unidade.

No geral, as principais atribuições do técnico de Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping são:

– Gerir e planear as reservas, a ocupação e a distribuição dos quartos em função dos pedidos efetuados;

– Efetuar as operações de check-in e check-out;

– Prestar informações sobre o funcionamento da unidade hoteleira e serviços associados;

– Planear, executar e coordenar as atividades de limpeza, arrumação e decoração, bem como o serviço de room service;

– Assegurar e controlar o estado de conservação, higienização e arrumação das instalações, dos equipamentos utilizados nas unidades de alojamento;

– Dirigir e coordenar as equipas de trabalho;

– Planear a política comercial da unidade e gerir o relacionamento a nível externo com agentes externos à unidade;

– Coordenar as operações com os diferentes departamentos da unidade, por forma a Identificar e satisfazer necessidades;

 

OBJETIVOS GERAIS:

Dotar os formandos de competências técnicas de forma a serem profissionais qualificados aptos a dirigir, coordenar e controlar as atividades das secções afetas ao departamento de alojamento hoteleiro, designadamente, da portaria/receção, andares/quartos, lavandaria/rouparia, garantindo a qualidade e segurança do serviço e capacidade de alojamento de uma unidade hoteleira.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Gerir e planear as reservas, a ocupação e a distribuição dos quartos em função dos pedidos efetuados

b) Efetuar as operações de check-in e check-out

c) Prestar informações sobre o funcionamento da unidade hoteleira e serviços associados

d) Planear, executar e coordenar as atividades de limpeza, arrumação e decoração das unidades de alojamento, andares e zonas comuns, bem como o serviço de room service, visando a qualidade de serviço

e) Assegurar e controlar o estado de conservação, higienização e arrumação das instalações, dos equipamentos utilizados nas unidades de alojamento

f) Dirigir e coordenar as equipas de trabalho

g) Planear a política comercial da unidade e gerir o relacionamento a nível externo com agências de viagem, empresas de animação e outros agentes externos à unidade

h) Coordenar as operações com os diferentes departamentos da unidade, por forma a Identificar e satisfazer necessidades

 

PROGRAMA

  1. O Alojamento Turístico em Portugal
  2. Gestão do Alojamento
  3. Gestão de Front Office
  4. Gestão de Back Office
  5. Gestão de Andares
  6. Gestão da Lavandaria

 

Modalidade de Formação

Este curso enquadra-se na modalidade de formação contínua certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.

A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.

No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.

Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

 

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;

– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;

– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;

– Preço competitivo e pagamento em prestações;

– Experiência desde 2002.