Curso de
Técnico de Secretariado

Data Início: 31 de janeiro e 9 de fevereiro

Duração:  3 meses

Carga Horária: 142 Horas

Preço: 3 x 105€

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

Os cursos E-learning da FormAlgarve são organizados de modo a serem feitos totalmente à distância, estão disponíveis 24 horas por dia para que possa fazer o curso nos horários e locais por si definidos. Têm estrutura modular, sendo compostos por um ou vários módulos e não têm qualquer sessão presencial.

Na generalidade dos cursos, cada modulo é organizado de modo a tornar fácil a aprendizagem sendo normalmente constituídos por diversos tipos de materiais pedagógicos. Tipicamente em cada módulo irá encontrar:

  • Uma introdução na qual são referidos os conteúdos a tratar, os materiais pedagógicos a utilizar e o tipo de avaliação no final.
  • Um manual, em formato PDF, onde estão os conteúdos do módulo.
  • Vídeos práticos explicativos das técnicas (quando necessário e possível).
  • Outros documentos de apoio (Vídeos, links para sites, artigos, e-books, ou outros consoante o assunto)
  • Exercícios práticos referentes aos conteúdos do módulo.
  • Avaliação do módulo (Teste sumativo ou Proposta de Trabalho)  

No início de cada curso, convidamos os formandos a utilizar a plataforma de aprendizagem com o apoio de um pequeno guia, contando, no entanto, com o apoio permanente da nossa equipa.

Durante o curso o formando é permanentemente acompanhado de modo a garantir o processo de aprendizagem. É promovido o contacto assíncrono (via e-mail ou por mensagem) de modo a esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos ou experiências.

 

SOBRE O CURSO

O curso de Técnico de Secretariado ministrado pela FormAlgarve, foi desenvolvido de modo a dotar os formandos de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias para assegurar a organização e execução de atividades de secretariado no apoio à chefia/direção de uma empresa ou serviço público.

O curso é composto por 11 módulos para um total de 142 horas de formação relativas à componente tecnológica. Após a realização da componente tecnológica, os formandos poderão optar pela realização de uma componente prática de Formação em Contexto de Trabalho (Estágio) com a duração de 1 mês.

 

Destinatários do curso

Este curso é destinado a todos os interessados em adquirir / reciclar competências no âmbito do secretariado e trabalho administrativo.

 

Pré-requisitos

– Computador com acesso à Internet e programa Word do Microsoft Office ou semelhante.

 

Certificação

No final do curso os formandos aprovados receberão um certificado de formação emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

 

Saídas Profissionais

O Técnico de Secretariado poderá exercer a sua atividade em secretárias de direção, secretárias comerciais ou administrativas, ser assistente de relações públicas, assistente de departamentos como Comercial, Marketing, Financeiro, Recursos Humanos ou ser rececionista/telefonista.

No geral, as principais atribuições do técnico de secretariado são:         

– Planear e organizar a rotina diária e mensal da chefia/direção, providenciando pelo cumprimento dos compromissos agendados.

– Assegurar a comunicação da chefia/direção com interlocutores, internos e externos, em língua portuguesa ou estrangeira.​

– Organizar e executar tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia/direção.

– Executar tarefas inerentes à gestão e organização do secretariado.

 

OBJETIVOS GERAIS:

Dotar os formandos de competências técnicas de forma a serem profissionais qualificados aptos a assegurar a organização e execução de atividades de secretariado no apoio à chefia/direção de uma empresa ou serviço público.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

a) Planear e organizar a rotina diária e mensal da chefia/direção, providenciando pelo cumprimento dos compromissos agendados.

b) Assegurar a comunicação da chefia/direção com interlocutores, internos e externos, em língua portuguesa ou estrangeira.

c) Organizar e executar tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia/direção.

d) Executar tarefas inerentes à gestão e organização do secretariado.

 

PROGRAMA

    1. Perfil profissional
    2. ​Gestão da correspondência
    3.  Arquivo e gestão documental
    4. Atendimento​
    5. ​Gestão de reclamações
    6. Organização de reuniões
    7. Organização de viagens
    8. Organização de eventos
    9. ​Transações comerciais
    10. Office management​
    11. Gestão de tempo e planificação do trabalho

 

Modalidade de Formação

Este curso enquadra-se na modalidade de formação contínua certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.

A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.

No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.

Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

 

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;

– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;

– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;

– Preço competitivo e pagamento em prestações;

– Experiência desde 2002.