Curso de
Formação de Formadores B-Learning 

 

Data Início: 8 de Novembro

Duração: 1,5 meses

Carga Horária: 90 Horas

Preço: 165€ 

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO

Das 90 horas de curso, 63h são assíncronas* (sem horário fixo) e 27h serão presenciais. As sessões assíncronas* serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário e de acordo com as datas do cronograma.

 

Destinatários

O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato B-Learning é dirigido a todos os que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória, em função do ano de nascimento do titular dessas habilitações. Os interessados devem possuir como habilitação mínima o 9º ano de escolaridade.

 

Pré-requisitos

Computador com acesso à Internet, com câmara e Microfone

 

Certificação

O curso é homologado pelo IEFP

Código de autorizações: Presencial C2059002 e B-Learning C2059003

 

Modalidade de Formação

Formação Inicial

 

Saída Profissional

O curso de Formação de Formadores, antigamente designado por CAP, destina-se a todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador Certificado de Adultos.

Após o pagamento dos encargos procedimentais (50€ – pagos por referência bancárias à entidade IEFP e não incluídos no valor do curso)  é emitido o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas de formador através da plataforma Netforce do IEFP sendo atribuído um nº de certificado.

 

OBJETIVOS GERAIS

 O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

    1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
    2. Na gestão e coordenação de formação;
    3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:

    1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
    2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
    3. Refletir sobre os sistemas de formação: Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

 

PROGRAMA

MÓDULO 1. FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL

 (2 horas sessões síncronas, 8 horas de autoestudo)

– Formador: Contextos de Intervenção ;

– Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

MÓDULO 2. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (10 horas sessão síncrona)

– Preparação e Concretização das Simulações;

– Análise e Projeto de Melhoria.

MÓDULO 3. COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO  (2 horas sessão síncrona, 8 horas autoestudo)

– Comunicação e Comportamento Relacional;

– Diversidade no Contexto de Formação.

MÓDULO 4. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS  (2 horas sessão síncrona, 8 horas autoestudo)

– Métodos e Técnicas Pedagógicas;

– Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.

MÓDULO 5. OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO (2 horas sessão síncrona, 8 horas autoestudo)

– Competências e Objetivos Operacionais;

– Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem.

MÓDULO 6. RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA  ( 2 horas sessão síncrona, 8 horas de autoestudo)

– Exploração de Recursos Didáticos;

– Construção de Apresentações Multimédia.

MÓDULO 7. PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM  (2 horas sessão síncrona, 8 horas de autoestudo)

– Plataformas: Finalidades e Funcionalidades

– Comunidades Virtuais de Aprendizagem

MÓDULO 8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS (1 hora sessão síncrona, 8 horas de auto-estudo)

– Avaliação Quantitativa e Qualitativa;

– Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.

MÓDULO 9. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (10 horas sessão síncrona)

– Preparação e Concretização das Simulações;

– Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.

 

Metodologia de Avaliação

A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação. Em cada módulo será avaliado:

– participação e empenho nas sessões presenciais e à distância; simulações pedagógicas; teste sumativo; proposta de intervenção pedagógica.

No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.

Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

 

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;

– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;

– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;

– Preço competitivo e pagamento em duas prestações;

– Experiência desde 2002.