Área de Formação Online - Formadores

Formação de Formadores (CCP)+E-Formador 2 em1

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Formação de Formadores (CCP)+E-Formador (2 em1)

O curso de Formação Pedagógica Inicial de formadores em formato B-Learning é dirigido a todos os que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória, em função do ano de nascimento do titular dessas habilitações.

 

Valor total do curso 205,00

Setembro | B-Learning

Carga Horária: 115 horas – 90h CCP + 25h E-Formador

Duração: 2 meses

Forma de Organização

  • Curso de Formação de Formadores (CCP), do total de 90 horas de curso, 49h são assíncronas* (sem horário fixo), 7h são síncronas e 34h serão presenciais.
  • Curso de E-Formador, do total de 25horas de curso, 23h são assíncronas* (sem horário fixo) e 2h serão síncronas.

As sessões assíncronas* serão realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário e de acordo com as datas do cronograma.

Destinatários

Os interessados devem possuir como habilitação mínima o 9º ano de escolaridade. Para não licenciados é necessário uma declaração do próprio em como possui 5 anos de experiência profissional em determinada área.

Pré-requisitos

Computador com acesso à Internet, com câmara e Microfone e preenchimento de questionário de seleção.

 

Certificado

O curso é homologado pelo IEFP

Código de autorizações: Presencial C2059002 e B-Learning C2059003

 

Modalidade de Formação

Formação Inicial

 

Saída Profissional

O curso de Formação de Formadores, antigamente designado por CAP, destina-se a todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e aquisição de conhecimentos inerentes à função de Formador Certificado de Adultos.

Após o pagamento dos encargos procedimentais (50€ – pagos por referência bancárias à entidade IEFP e não incluídos no valor do curso)  é emitido o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas de formador através da plataforma Netforce do IEFP sendo atribuído um nº de certificado.

 

Objetivos Gerais

 O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

  • Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  • Na gestão e coordenação de formação;
  • No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:

  • Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
    • Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
    • Refletir sobre os sistemas de formação: Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico pedagógico e/ou organizacional.

 

Programa – Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Módulo 1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil – 10 horas B-Learning

  • Formador: Contextos de Intervenção ;
  • Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

Módulo 2. Simulação Pedagógica Inicial – 10 horas Presenciais

  • Preparação e Concretização das Simulações;
  • Análise e Projeto de Melhoria.

Módulo 3. Comunicação e Dinamização de Grupos Em Formação –  10h B-Learning

  • Comunicação e Comportamento Relacional;
  • Diversidade no Contexto de Formação.

Módulo 4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas – 10 horas B-Learning

  • Métodos e Técnicas Pedagógicas;
  • Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.

Módulo 5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação – 10 horas B-Learning

  • Competências e Objetivos Operacionais;
  • Desenho do Processo de Formação / Aprendizagem.

Módulo 6. Recursos Didáticos e Multimédia – 10 horas B-Learning

  • Exploração de Recursos Didáticos;
  • Construção de Apresentações Multimédia.

Módulo 7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem -10 horas B-Learning

  • Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;
  • Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Módulo 8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens – 10 horas B-Learning

  • Avaliação Quantitativa e Qualitativa;
  • Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.

Módulo 9. Simulação Pedagógica Final – 10 horas Presenciais

  • Preparação e Concretização das Simulações;
  • Análise e Prospetiva Técnico Pedagógica.

 

Programa – E-Formador

Módulo 1. Introdução ao Ensino a Distância 

  • Noção de e–Learning e de Ensino a Distância;
  • A visão sobre o e-Learning;
  • Educação a Distância vs. Formação a Distância;
  • Vantagens e Desvantagens do e-Learning;
  • O e-Learning em Portugal e no Mundo.

Módulo 2. Perfil do e-Formador

  • O que é a tutoria em Formação a Distância;
  • Modelos de Aprendizagem aplicados ao Ensino a Distância
  • Qualidades e competências do e-Formador.

Módulo 3. Métodos e Técnicas no Ensino à Distância 

  • Recursos didáticos: como e quando usar?;
  • Tipos de recursos a utilizar na Formação;
  • O papel das tecnologias na Educação;
  • A evolução das tecnologias e dos recursos educativos.

Módulo 4. Prática Orientada no Moodle

  • Caraterísticas principais de um curso e –Learning;
  • Cuidados a ter na elaboração de recursos multimédia;
  • Fases da conceção de um Curso em e-Learning: da planificação à avaliação.

Módulo 5. Trabalho de Implementação Pedagógica

  • Trabalho final de implementação pedagógica, em que cada formando tem acesso a um curso base na plataforma Moodle com o papel de Professor/Formador.

 

Metodologia de Avaliação

A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação. Em cada módulo será avaliado:

  • Participação e empenho nas sessões presenciais e à distância; simulações pedagógicas; teste sumativo; proposta de intervenção pedagógica.

No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.

Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

 

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

  • Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;
  • Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;
  • Plataforma de formação à distância de fácil utilização;
  • Preço competitivo e pagamento em duas prestações;
  • Experiência desde 2002.
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