Área de Formação Online - < Menos 50 Horas

Trissomia 21 – Intervenção Pedagógica

Faça já a sua inscrição

Trissomia 21 – Intervenção Pedagógica

O curso de “Intervenção Psicoterapêutica na Trissomia 21” ministrado pela FormAlgarve, foi desenvolvido de modo a dotar os formandos de capacidades para mobilizar os conhecimentos, as aptidões e as atitudes necessárias ao desenvolvimento e aplicação de estratégias de intervenção eficazes nos domínios afetivo, social e intelectual.

 

Valor total do curso 79,00

Entrada Imediata | E- Learning

Carga Horária: 50 Horas

Duração: 1 mês

Forma de Organização

O curso está organizado no formato E-learning c/ sessões assíncronas realizadas na nossa plataforma, de acordo c/ a sua disponibilidade diária de horário e cumprindo com as datas do cronograma.

 

Sobre o Curso

O curso é composto por 4 módulos para um total de 20 horas de formação.

 

Destinatários do curso

O curso de “Intervenção Psicoterapêutica na Trissomia 21” é dirigido a todos os que pretendam desenvolver competências nesta área.

 

Pré-requisitos

– Escolaridade mínima obrigatória;

– Computador com acesso à Internet, com câmara e Microfone.

 

Certificação

No final do curso os formandos aprovados receberão um certificado de formação emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela DGEEC (Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). O certificado será emitido de acordo com o previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Qualificações é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

 

Saídas Profissionais

O curso de “Intervenção Psicoterapêutica na Trissomia 21” é dirigido a todos os que pretendam adquirir competências nesta área e aplica-las em contexto profissional sob orientação de profissionais especializados.

 

Objetivos Gerais:

No final do curso os formandos deverão ser capazes de entender a trissomia 21 enquanto doença e desenvolver e aplicar estratégias de intervenção eficazes nos domínios afetivo, social e intelectual.

 

Objetivos Específicos:

    1. No final da formação, os formandos deverão ser capazes de contextualizar a doença, definir os diferentes tipos de Trissomia 21, reconhecer os aspetos genéticos e físicos associados à doença, identificar as causas e fatores de risco (etiologia), explicar os principais problemas médicos subjacentes a esta doença, interiorizar os aspetos associados à Parentalidade e Trissomia 21, definir e caracterizar os diferentes tipos de Prevenção para além de dar exemplos de cada um deles no caso da Trissomia 21.
    2. No final do módulo, o formando será capaz de Identificar as principais características do ponto de vista intelectual de pessoas com Trissomia 21, enumerar e definir as principais características do ponto de vista social e afetivo de pessoas com Trissomia 21, refletir sobre os aspetos ligados à sexualidade nas pessoas com Trissomia 21.
    3. No final da aula será capaz de definir o conceito de suporte social, reconhecer a importância do suporte social na Trissomia 21, identificar as diferentes etapas de avaliação na Trissomia 21, compreender e identificar as áreas de intervenção que integram o processo de acompanhamento das pessoas com Trissomia 21.
    4. No final da aula será capaz de definir o conceito de inclusão social, conhecer os principais documentos que promovem a inclusão de pessoas com deficiência, compreender os objetivos terapêuticos para as diferentes etapas do desenvolvimento educativo das crianças e jovens com Trissomia 21, compreender o funcionamento dos Centros de Atividade Ocupacional para jovens com deficiência mental, explicar o funcionamento dos Centros de Emprego Protegido para jovens com deficiência mental, compreender o funcionamento dos Centros de Formação Profissional para jovens com deficiência mental, utilizar os Planos de Intervenção propostos para o acompanhamento de pessoas com Trissomia 21.

 

Programa

– Módulo I – Contextualização da doença

– Módulo II – Desenvolvimento cognitivo, social e afetivo

– Módulo III – Área de avaliação, intervenção e acompanhamento.

– Módulo IV – Estratégias de intervenção

 

Modalidade de Formação

Este curso enquadra-se na modalidade de formação contínua certificada. Priorizamos metodologias dinâmicas e interativas por forma a que o/a formando/a tenha um percurso formativo o mais didático possível, impedindo a sua desmotivação para a aprendizagem.

A avaliação das aprendizagens será efetuada pela análise do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.

No fim da formação também os formandos irão avaliar a formação, preenchendo os questionários de satisfação face às condições de realização da formação e face ao formador.

Também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. Estes questionários são posteriormente alvo de análise e são utilizados para os processos de melhoria contínua.

 

Vantagens de fazer Formação na nossa Entidade

– Formação Certificada e por isso dedutível em 30% nas despesas de IRS;

– Conteúdos disponíveis 24h/dia em qualquer local;

– Plataforma de formação à distância de fácil utilização;

– Preço competitivo;

– Experiência desde 2002.

De volta ao Topo